5 de set. de 2008

Começando hoje


Ontem comemoramos o aniversário de nossa filha mais velha. Na verdade, a data correta é dia 3, mas fizemos no dia seguinte para facilitar a vida de todo mundo (hoje é feriado, pudemos acordar mais tarde).

Antes de cantarmos os parabéns, resolvi de improviso agradecer a presença de todos. Na hora, uma inspiração bacana surgiu: criamos nossos filhos para dois objetivos principais.

O primeiro é que eles cresçam responsáveis, ou seja, sabendo responder pelas consequências de seus atos. Sabendo que quem planta, colhe. Sabendo que podemos escolher vários caminhos, mas que somos "escravos" dessas escolhas.

O segundo é que eles sejam capazes de lutar pela própria felicidade. Ninguém se iluda achando que pode legar felicidade a seus filhos. O que podemos fazer é torná-los aptos a fazer a eleição de seus próprios ideais e estimulá-los a alcançar. Ninguém pode pré-determinar o êxito nas ações de sua prole - nem nas nossas ações conseguimos isso! Mas podemos lhes apresentar recursos para que eles persistam nas metas que um dia escolheram.

A comemoração foi muito boa, e ela gostou bastante.

Nenhum comentário: