13 de nov. de 2010

Cuidado com a Língua Portuguesa

Recebi por email e adaptei para virar piada.

O presidente da companhia estava preocupado com um de seus diretores, o qual sempre se atrasava ao retornar do almoço às quartas feiras. Temendo que ele estivesse repassando informações para a concorrência, decidiu procurar uma agência de detetives para saber o que estava ocorrendo.

O dono da agência explicou como era o serviço: um dos agentes seguiria o diretor, anotaria tudo o que observasse e repassaria no final da tarde um relatório escrito. O presidente concordou e fechou o contrato.

Antes de ir embora, o dono advertiu:

"Nas quartas feiras tenho dois agentes disponíveis, João e José. Ambos são muito competentes; a diferença é que José domina melhor a língua portuguesa. Qual o senhor prefere?"

Surpreso com a pergunta, o presidente indagou qual era o mais jovem.

"João".

"Então é ele. Talvez tenha mais fôlego para seguir o sujeito."

Assim, na quarta seguinte o presidente recebeu um discreto envelope em sua sala. Dentro estava escrito:

"O diretor saiu para o almoço em seu carro, foi para sua casa e dormiu com sua esposa. Depois, acendeu um de seus charutos, fez carinho no seu cachorro e voltou para a empresa."

O presidente ficou aliviado com a notícia. A empresa estava em segurança. Mesmo sabendo que o atraso do diretor não era bem visto pelos demais funcionários, resolveu relevar a situação. Afinal de contas, era um excelente profissional. E todo mundo tinha direito a relaxar um pouco.

O tempo passou, e toda quarta feira vinha o relatório basicamente nos mesmos termos. Às vezes o diretor tomava um whisky ao invés de fumar um charuto, mas sempre dormia com a esposa e fazia carinho no cachorro.

Em certa quarta feira, o dono da agência telefonou para o presidente informando que, naquele dia, José faria o serviço, pois João estava doente. O presidente agradeceu e desligou.

No final da tarde, vem o relatório:

"O diretor saiu para o almoço em teu carro, foi para tua casa e dormiu com tua esposa. Depois, acendeu um de teus charutos, fez carinho no teu cachorro e voltou para a empresa."

Nenhum comentário: