3 de nov. de 2008

O tesouro

O tempo é um patrimônio quase sempre mal utilizado em nossas vidas. Costumamos reclamar que estamos sem tempo, que o tempo urge, mas em verdade somos péssimos usuários desse recurso que nos é renovado todos os dias.

Falo de experiência própria, pois nunca sei direito o que fazer com meu tempo livre. Procuro algo para fazer em casa, ligo o computador, a televisão, separo livros e revistas e, quando dou conta, estou fazendo tudo e nada ao mesmo tempo.

É por isto que Machado de Assis disse: "Matamos o tempo e o tempo nos enterra."

Mas nem todos somos assim. Tenho notado que a France, por exemplo, usa com bastante objetividade e sabedoria os poucos minutos de que ela pode dispor livremente durante o dia.

Invariavelmente, ela está envolvida com alguma coisa relacionada ao Pedro. Ou está trocando ideias com amigas e parentes sobre a gravidez, por e-mail ou telefone, ou está pesquisando na internet sobre cuidados, produtos, novidades, ou está lendo os livros e revistas que comprou sobre a maternidade, ou está assistindo programas no Discovery Home & Health sobre bebês.

Quando não está fazendo nenhuma dessas coisas, ela simplesmente vai até o quarto e fica imaginando como serão as coisas por ali a partir de março.

O Evangelho diz que "onde estiver teu tesouro, aí também estará teu coração". É uma advertência sábia de Jesus a respeito dos tesouros da vida terrena e os da vida imaterial.

Para mim, significa que usaremos nosso coração - ao dedicarmos nossos melhores esforços e mobilizarmos nossos mais importantes recursos - para conquistar aquilo que elegemos como prioridade em nossas vidas - nosso tesouro.

Muitas vezes, o tesouro que elegemos é transitório: um cargo mais alto na hierarquia, uma casa maior, um prêmio na loteria. Não importa, todo o nosso coração estará envolvido em sua conquista.

Noto, assim, pelo uso que tem feito de seu tempo, quão belo e nobre é o tesouro escolhido por ela. E que eu, por outro lado, não poderia ter escolhido melhor.

Um comentário:

France disse...

Nao sabia que você andava analisando o meu aproveitamento do tempo... Na verdade, isso é instinto maternal. É estar sempre à frente, pensando em como tudo será e como garantir o melhor ambiente para o nosso tesouro. Hoje na hora da ultrasonografia, meu coraçao ficou a mil! Sinto muito meu amor, mais nao pude ceder ao charme de um serzinho de 25 cm que me fez balançar, arrepiar!
É o nosso tesouro!!!