9 de nov. de 2009

Aprendizado

Estar em uma família é estar aprendendo, o tempo todo. Mesmo que não se queira.

É claro que não se fala aqui de aprendizado formal, de disciplinas ou matérias. É aprendizado de comportamento, de posturas, de hábitos.

Ao se formar um casal, os indivíduos se adequam ao jeito do outro, harmonizando seus quereres e tendências. Em geral, como essas tendências e gostos foram um fator de afinidade e aproximação, fica fácil estabelecer uma vida em comum harmônica.

No entanto, quando surgem os filhos, tudo muda. Os cuidados e esforços exigidos para o bem estar das crianças literalmente invadem a esfera de vida, já estabilizada, que os pais construíram para si. Uma reacomodação de vontades, espaços e prioridades torna-se indispensável.

A rotina altera-se completamente. Os hábitos cristalizados do grupo são alterados. Inevitavelmente, programas e costumes serão abandonados ou adiados. O foco da família desloca-se do par para a prole. Até porque, se os filhos não estiverem bem, os pais também não estarão.

E é difícil passar por isso. Resiste-se a essa quebra da rotina, sem sucesso. Vejo que talvez muitas uniões não tenham sucesso por conta da inacapacidade dos pais em enfrentar a mudança. Rebelamo-nos contra esse processo natural, queremos enquadrar a realidade aos nossos interesses, sem resultado.

Por imaturidade, esperamos que tudo volte como era antes, com nossa liberdade. Apenas nos esquecemos que, com nosso livre arbítrio, permitimos felizes o ingresso de outros indivíduos em nosso círculo existencial.

Indivíduos que surgem, no início, completamente dependentes de nossos cuidados, atenção e amor. Seres que se entregaram, literalmente, a nossos braços, confiantes em nossa capacidade de amá-los e de direcioná-los para uma vida sadia e feliz. E como é bom ser o agente dessa direção!

Se queres mudança, constitua uma família. Se não queres, lembra-te de que, sem mudança, a vida não progride, não anda para a frente. É como se o mundo não girasse.

Estar em uma família é estar aprendendo, o tempo todo. Mesmo que não se queira.

Nenhum comentário: